F Carros movidos a água devem chegar em 2031 ~ Cidade FM POP

domingo, 13 de novembro de 2011

Carros movidos a água devem chegar em 2031


O sonho de consumo de 2031 é o Kamakiri, um carro bem espaçoso, pilotado por uma combinação de controles robóticos com dirigibilidade por GPS. Nunca houve um acidente com um Kamakiri — um projeto do Escritório Fagen, com base na ilha de Bali.

O Kamakiri é o símbolo da vitória das energias limpas. Ele é movido a água, e a mesma água que movimenta o motor pode ser consumida seguindo padrões idênticos de fontes naturais da Noruega, Groenlândia e Alasca. O Kamakiri é tão ecologicamente correto que alguns modelos vêm com uma microfazenda de vegetais hidropônicos no compartimento traseiro. Os muito ricos acham o máximo comer saladinhas cultivadas nos seus carros.

Kamakiris são estupidamente caros. Veículos particulares de qualquer tipo custam uma fortuna! E não existe custo que faça os brasileiros mudarem esse velho hábito. Em 2031, as ruas de São Paulo continuam entupidas. Motoristas continuam perdendo boa parte de suas vidas em imensos congestionamentos. A poluição diminuiu porque a maior parte dos veículos é movida a eletricidade. Mas ainda temos playboys barbarizando as ruas com seus motores a gasolina.

A boa notícia é que os transportes urbanos estão cada vez melhores. E poderosos. Hoje, os trens urbanos, os VLTUs, os metrôs, os para-metrôs, os rodocomboios, os SARTREs estão em todos os lugares. Opções não faltam. Você sai de casa monitorado, passando de um meio de transporte para outro até seu destino.

Com o Omni (o supercelular/computador preso ao meu pulso esquerdo), não existe mais o ato de pagar. Você embarca no metrô e os sensores lançam a conta no seu Omni. Depois vou conferir se aconteceu algum erro na cobrança. Quer privacidade? Ainda existe papel-moeda. Mas andar com notas na carteira virou sinônimo de “esse cara tem alguma coisa a esconder”. As pequenas cobranças do dia a dia (sim, em 2031 ainda existe padaria) acontecem sem que a gente nem perceba.

Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário